quarta-feira, 23 de março de 2011

Tipos de Acupuntura

Auricular

A orelha apresenta um certo números de pontos específicos que correspondem a determinados órgãos do corpo humano. Nesta imagem simplificada da acupuntura, a orelha funciona como importante área de diagnóstico, feito com base em uma técnica que surgiu na China.
A orelha é ricamente dotada de nervos e vasos sanguíneos. Seus pontos acupunturais correspondem a junções de níveis energéticos e a nódulos nervosos que, uma vez manipulados, permitem a regularização e equilíbrio dos órgãos ou funções alteradas.
Para o estímulo destes pontos podem ser usadas agulhas, esferas, sementes e laser.
Moxaterapia
A moxaterapia é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais.Especula-se que as origens da acupuntura e da moxabustão estejam na China, nas tribos da Idade da Pedra. Eram usadas ferramentas de pedra para furar a pele e tratar doenças.
Segundo os princípios de tratamento, as técnicas de moxabustão procuram tonificar as doenças crônicas de Frio. O calor remove a congestão dos vasos sanguíneos e move o QI (energia) e o sangue, que finalmente remove a dor; tem efeitos gerais de vasodilatação, aumentando a circulação, potencializando a nutrição e a atividade dos Zang Fu (órgãos/víceras). Os resíduos metabólicos, são removidos diminuindo, assim, o espasmo muscular e a dor. O aroma da moxa incandescente e das outras ervar pode sedar o paciente.
O tratamento com moxa sobre os pontos de acupuntura produz uma condução de calor diretamente para os tecidos mais profundos por meio das agulhas, podendo assim, aliviar a dor por vias diferentes:
1. O calor diminui a viscosidade do sangue, aumentando o fluxo sanguíneo local, diminuindo a dor. A diminuição da viscosidade também aumenta a extensibilidade do colágeno, torna mais fácil alongar os tecidos fibrosos e conseqüentemente alivia a dor.
2. O calor aumenta o metabolismo e a taxa metabólica. Isto leva a um aumento da atividade celular, acelerando o processo de restauração e cura; e a um aumento dos produtos do metabolismo, promovendo dilatação dos pequenos vasos sanguíneos e a aceleração da circulação.
Efeitos neurais: reflexo axônico, provocando uma vasodilatação; proprioceptores, diminuindo os espasmos musculares e a dor; e, receptores cutâneos de calor que têm um efeito analgésico e sedativo

A moxaterapia é indicada para tratamentos como:

Nervo ciático

Miomas

Cistos
Burcite
Tendinite
Dor lombar
Hérnia de Disco
Impotência Sexual
Frigidez
Friagem Corporal
Laserterapia
A Laser-terapia oferece maior chance terapêutica para parar com zumbindo, oferecendo o melhor tratamento terapêutico de zumbido e perda auditiva, uma vez que o seu efeito ocorre ao nível celular empregando a capacidade própria natural do corpo para a cura abrangendo os níveis de nervos e DNA. Ela desperta a capacidade cicatricial do corpo diretamente para o sitio terapêutico.
O verdadeiro poder cicatricial do laser-terapia está no controlado direcionamento da luz laser para partes do corpo quando e onde são necessárias. Ela possui a capacidade de concentrar o fluxo de prótons numa seqüência ordenada. Os fótons estruturados, ao seguir os mesmos caminhos vão desencadear uma notável mudança na pele e no tecido abaixo. O laser de baixa energia foi elaborado para penetrar densamente para dentro do tecido sem 
causar calor ou danos. Este fato promove o aumento do poder curativo próprio.
Substitui as agulhas de acupuntura sem qualquer risco de transmissão de evebtual doença infecto-contagiosa.
Efeitos terapêuticos:
  • Analgésico
  • Antiinflamatório
  • Cicatrizante
  • Circulatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário