Acupuntura é o conjunto de conhecimentos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas, como a ventosa. Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, há aproximadamente 5.000 anos. No entanto, apesar de sua antigüidade, continua evoluindo. Com o moderno avanço tecnológico, outros instrumentos e técnicas como o ultra-som, radiações infravermelhos, o raio laser e outros equipamentos vieram enriquecer seus recursos fisioterápicos.
De acordo com a medicina chinesa, o tratamento através da acupuntura visa à normalização dos órgãos doentes. Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram originalmente em equilíbrio pela atuação das energias Yin (negativas) e Yang (positivas). Por exemplo: pelo princípio de Yin e Yang pode-se explicar os fenômenos que ocorrem nos órgãos através dos conceitos de superficial e profundo, de excesso de deficiência, de calor e frio. Desse modo, se as energias Yin e Yang estiverem em perfeita harmonia, o organismo, certamente, estará com saúde. Por outro lado, um desequilíbrio gerará a doença. A arte da Acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos.
Os chineses da Idade da Pedra descobriram que o aquecimento do corpo com areia ou pedra quente aliviava as dores abdominais e articulares. Essa foi a origem da moxa.
Em várias partes da China foram encontrados Zhem Shih – agulhas de pedra – que datam da Idade da pedra. Essas agulhas diferem das de costura e, por terem sido encontradas juntamente com outros instrumentos de cura, presume-se que a Acupuntura já era conhecida e praticada naquela época.
A evolução da humanidade trouxe o aperfeiçoamento dessa técnica. No início as agulhas eram de pedra; hoje são de ligas de prata, de ouro ou aço inoxidável.
Também houve desenvolvimento no uso da moxa, que da utilização de plantas passou para o infravermelho, ultra-som, corrente elétrica e raio laser.
Historicamente houve também uma expansão geográfica da Acupuntura que da China, se difundiu por todo o Oriente (por exemplo, durante a Dinastia Tang, 400 d. C., ela chegou ao Japão) e, mais recentemente, por todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário